Como envolver os estudantes para que o processo de ensino-aprendizado seja consistente e duradouro? Essa é uma dúvida constante na mente de pais e professores que lidam com a educação de crianças e jovens em diversas fases. Uma resposta eficaz pode ser encontrada na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL, na sigla em inglês), uma metodologia inovadora que promove um envolvimento mais profundo dos alunos ao desafiá-los a desenvolver projetos ou produtos que apontem soluções para problemas específicos.
O Que é a Aprendizagem Baseada em Projetos?
A PBL é uma metodologia ativa onde o aluno se torna o protagonista da construção do próprio conhecimento. Ao invés de promover a mera repetição de informações, essa abordagem permite que os estudantes se engajem ativamente nos conteúdos apresentados. Quando um aluno faz uma pergunta em sala de aula, o professor pode usar essa curiosidade para trabalhar um conteúdo já previsto no currículo, mas de uma maneira que tem propósito e significado para o aluno.
“Ao invés de promover a repetição de informações, a aprendizagem baseada em projetos proporciona ao aluno a possibilidade dele se engajar mais ativamente nos conteúdos apresentados. O estudante passa a ser integrante do processo, fica mais curioso e foca sua energia na resolução do problema,” comenta Denise De Felice, diretora da ONE School, escola bilíngue de educação infantil e ensino fundamental da Casa Thomas Jefferson.
Como Funciona na Prática?
Embora centrado em um tema específico, um projeto geralmente é interdisciplinar. Para que a PBL seja eficaz, é essencial um bom planejamento e preparação. O professor deve ter claros os objetivos do projeto, os resultados esperados e os conteúdos que serão abordados. Durante o desenvolvimento do projeto, os professores monitoram e orientam os alunos na busca por respostas, sempre incentivando o trabalho colaborativo.
“O ideal é que o projeto seja uma questão próxima à realidade do aluno, palpável. Nesse processo, os estudantes trabalham em grupo de forma colaborativa e coletiva,” destaca Denise.
Quais São os Benefícios?
Os principais benefícios da PBL estão ligados ao crescimento e amadurecimento dos alunos, permitindo que façam escolhas, criem e investiguem de maneira independente. Essa metodologia promove uma aprendizagem a longo prazo, já que as crianças e jovens se interessam mais pelo que estão fazendo. Além disso, há um significativo desenvolvimento de competências socioemocionais, como autogestão, abertura ao novo e engajamento com os outros.
“Todos esses fatores influenciam de forma positiva para a formação de um aluno mais preparado, pronto a enfrentar os desafios e oportunidades na escola e na vida,” conclui Denise.
A Aprendizagem Baseada em Projetos não apenas transforma a dinâmica da sala de aula, mas também prepara os alunos para um mundo onde a resolução de problemas e a colaboração são habilidades essenciais.
ONE School, 20/Jun/2024