A importância da psicologia no acompanhamento escolar

A importância da psicologia no acompanhamento escolar

Na Casa Thomas Jefferson, a psicologia escolar é uma ponte entre escola, aluno e família. Sua função é permitir que toda e qualquer pessoa seja capaz de aprender, independentemente de suas limitações

Uma pesquisa realizada pela UNESCO em 2020, com mais de 5 mil estudantes brasileiros de diferentes regiões do país, apontou que cerca de 70% dos alunos enfrentam dificuldades emocionais e psicológicas que interferem em seu desempenho escolar. Entre as principais questões relatadas pelos alunos estão o estresse, a ansiedade, a baixa autoestima e a dificuldade em lidar com conflitos.

Diante do atual cenário, a presença do psicólogo escolar se torna ainda mais relevante. A Casa Thomas Jefferson é muito mais do que uma instituição de ensino. Em seu processo de educação, o Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, reconhecido pela excelência de seus serviços, adota estratégias que aproximam escola, aluno e família. Para isso, se apropria da psicologia escolar a fim de permitir que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações, seja capaz de aprender. 

“A psicologia escolar, hoje, dentro da Casa Thomas Jefferson, é o que a gente chama de counselling, que é um aconselhamento. É uma ponte entre escola, família e aluno. A função da psicologia escolar é permitir e dar possibilidade para que todo e qualquer aluno aprenda. Nós temos alunos passando por diversos processos, por exemplo, de ansiedade e depressão, alunos com diversas limitações físicas, auditivas, de visão, e todos eles têm a chance de estudar inglês, até porque o inglês é uma demanda mundial”, explica Patrícia Villa, Psicóloga Escolar da CTJ. 

Cuidados
As estratégias da psicologia escolar começam com a demanda da família, que procura a Casa Thomas Jefferson com algum laudo, ou por meio da observação do professor, que percebe que aquele aluno vem tendo dificuldade no processo de aprendizagem por alguma questão. “Vindo da família, já temos um laudo e pontos bem precisos do que fazer e, a partir daí, nós treinamos o professor e mostramos o trabalho diferencial que ele precisa fazer com esse aluno. E a psicologia trabalha muito perto da família para que a família fique tranquila e se sinta acolhida em relação ao processo de aprendizagem do seu filho”, esclarece Patrícia. 

Quando a demanda vem do professor, o responsável pela área psicológica é chamado para observar a turma e, assim, levantar algumas hipóteses em relação àquele aluno. “Abordamos a família com muita delicadeza sempre e, a partir daí, existe um trabalho de investigação para se ver o que está acontecendo com aquele aluno. Algumas vezes, a gente chega a algum diagnóstico, e a família procura os profissionais (ou especialistas na área) que devem ser procurados. A partir de algum diagnóstico, nós podemos trabalhar melhor o professor e o aluno dentro da sala de aula, e a turma também. E se você me perguntar: mas o diagnóstico não é um rótulo? Não! O diagnóstico é uma direção. Ele dá uma luz e possibilita uma visão mais clara de quem é aquela criança, aquele jovem, aquele adulto ali na sua frente”.

 

, 30/Jan/2024